Quem somos


O Oficial de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de São José do Rio Preto, ou RTD Rio Preto, como é conhecido - instalado em 09/06/2003 após desanexação do 1º Registro de Imóveis, em razão de concurso público realizado para atender à Constituição Federal e Lei 8.935/94 - já nasceu forte, levando consigo um acervo que vem desde 1907.

Carregando com orgulho este centenário acervo, que conta parte da história da Cidade e região, nasceu também com olhos no futuro, trazendo inovação tecnológica.
Pioneiro em Rio Preto na implantação de modernos sistemas de informatização, que facilitam e agilizam o atendimento ao público, o RTD Rio Preto procura estar em sintonia com suas necessidades, oferecendo o que há de melhor, em respeito ao cidadão e ao princípio constitucional da eficiência na prestação do serviço público.

Por isso, nossa obrigação de apresentar as inovações deste Serviço Extrajudicial (conhecido como "Cartório de Registro de Títulos e Documentos", expressão em homenagem à tradição), com o objetivo de estreitar o relacionamento com a população, levando um pouco mais sobre este serviço público destinado a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos (conforme Lei 8.935/94, Art. 1º).


Localizado na Rua XV de Novembro, 3367 - centro de São José do Rio Preto/SP, oferece ampla e confortável estrutura e funcionários capacitados para atender ao público com qualidade e agilidade.

Estes passam por reciclagens que envolvem não só o aspecto técnico, mas também o humano, com cursos de comunicação, liderança e relações interpessoais, como é o caso de recentes diplomados junto ao internacionalmente reconhecido Instituto Dale Carnegie Training.


Tendo como marca indelével de sua atuação a busca por modernas tecnologias, o RTD Rio Preto introduziu, desde o início, sistema de digitalização de todos os documentos apresentados a registro, por meio de scanners de última geração, com gravação em CD-ROM, fator que agiliza a busca e visualização e que, ao lado da microfilmagem, também realizada, garante a conservação e perpetuidade dos documentos.

Registrados, conservados e perpetuados, são feitas pelo menos 04 (quatro) cópias de segurança, acondicionadas em locais diversos, para total garantia de preservação em todos os aspectos legais.

Assim, ainda que se perca ou se deteriore o original, em qualquer tempo poderá ser obtida uma certidão que terá o mesmo valor de prova daquele (Lei 6.015/73, Art. 161), em decorrência da fé pública atribuída ao Oficial.

Navegue pelos links: Títulos e Documentos, Notificações e Pessoa Jurídica, localizados na parte superior da página principal, e conheça as atribuições legais do RTD Rio Preto.

Conheça também:
"De onde vieram os cartórios?" (Jornal Tribuna do Brasil - 04.05.04)

"(...) Os registros fazem sua própria história, mas seu surgimento pode ser confundido com o nascimento da própria civilização.

A preocupação com a publicidade imobiliária parece estar presente desde a transição da civilização pré-histórica. Na Mesopotâmia há indícios de procedimentos voltados a publicidade registral, bem antes do Código de Hamurábi (c. 1700 a.C.). (...). A Bíblia, em Jeremias, registra a formalidade da compra de um imóvel nos tempos de Nabucodonosor.

Nesta passagem, Javé ordena a Jeremias: "toma estes documentos, este contrato de compra, o exemplar selado e a cópia aberta e coloca-os em um lugar seguro, para que se conservem por muito tempo. Porque assim disse Iahweh dos Exércitos, o Deus de Israel: ainda se comprarão casas, campos e vinhas nesta terra" (Jer. 32:14-15). (...)."